26 abril 2006

Bons hábitos prolongam vida em até 12 anos, diz estudo

O hábito de comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 12 anos, segundo um estudo feito pela Universidade de Cambridge.

A pesquisa está sendo usada como base para uma nova campanha de saúde do governo britânico intitulada "Pequena Mudança, Grande Diferença". O levantamento foi dirigido pela professora Kay-Tee Khaw, da Clínica de Gerontologia do Hospital Addenbrooke ligado à Universidade de Cambridge.

Para o estudo, os especialistas analisaram casos de cerca de 22 mil pessoas, entre 45 e 79 anos, em Norfolk.

Fumo

Comer cinco porções de frutas ou vegetais ao dia ou fazer exercícios moderados, como uma caminhada após o almoço, podem aumentar a expectativa de vida em três ou quatro anos, segundo o estudo.

Mudanças na rotina alimentar e física e abandono do hábito de fumar podem aumentar a expectativa de vida entre 11 e 12 anos.

A campanha do governo britânico estimula as pessoas a incorporar no dia-a-dia pequenas mudanças que possam refletir positivamente na saúde. Profissionais de diferentes áreas necessitam de quantidades distintas de exercício físico.

Quem trabalha em escritório precisa de uma hora a mais de atividade física. Uma cabeleireira e um vendedor de loja necessitam de 30 minutos. Já uma faxineira ou um operário de obra já fazem o suficiente em termos de exercícios físicos.

Mas é preciso ficar atento à alimentação, lembra a campanha. O estudo sugere que se tome um suco em vez de chá preto, café ou refrigerante. Outras dicas são adicionar tomates e cogumelos à pizza e, na hora do lanche, comer uma fruta em vez de salgadinhos ou chocolate.

Fonte: UOL

Um comentário:

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»