29 novembro 2006

Aviso...

Caros internautas que acessam o BLOG JA, gostaria de pedir desculpas pelo fato de há alguns dias não estar atualizando o blog com novidades e coisas do tipo, é que estou na fase de provas da faculdade e tem sido muito corrido com trabalhos e provas, mas, na medida do possível, estarei atualizando o blog com novidades, e assim que terminar esta fase de provas, voltarei com força total para colocar mais matérias sobre tudo o que interessa aos jovens.

Um abraço.

Marcelo Cruz.

14 novembro 2006

Novos ateus - uma cruzada contra o cristianismo

fonte:Revista Época
Cada vez mais e mais livros, filmes, documentários, propagandas entre outras formas de comunicação estão sendo usadas em massa para disseminar o ateísmo na sociedade moderna,e as pesquisas mostram como tem sido efetivo o uso dessas estratégias.Na reportagem de capa da revista Época dessa semana é mostrado o que cientistas, filósofos entre outros nomes influentes do ateísmo estão fazendo para diminuir a influência cristã no mundo.

Para esses novos ateus, a crença em Deus não é apenas errada mas também perversa, e esse pensamento fica mais visível quando se observa a quantidade de livros lançados neste ano tratando deste assunto, são destacados os livros do zoólogo britânico Richard Dawkins, "The God Delusion" (algo como A ilusão de Deus), do neurocientista americano Sam Harris, "Letter to a Christian Nation" (Carta a uma nação cristã) e do filósofo americano Daniel Dannett, "Breaking the spell" (Quebrando o encanto).

A idéia desses desafiantes, apesar de usar palavras fortes em seus textos, é não abalar a fé dos devotos, mas assim alcançar aquelas "ovelhas desgarradas" que já tem uma linha de pensamento mais céticas mas que ainda não assumiram serem ateus. Esses cientistas comparam os ateus de hoje aos homossexuais na década de 70. Havia muitos, mas eles não "saíam do armário", por medo do preconceito.

Provavelmente, o que mais preocupa os cientistas é que algumas denominações evangélicas querem incluir novamente as versões religiosas no currículo de Biologia das escolas públicas. Afirmam que a Bíblia deve ser lida de forma literal. Seu argumento é que se deve ensinar um "criacionismo científico" às crianças. É por isso que membros da Academia de Ciência dos EUA e da União Americana de Liberdades Civis se declararam ateus e saíram para o debate em 2000. O avanço da religião contra a ciência também aconteceu no Brasil. No Rio de Janeiro, uma lei estadual promulgada há seis anos pelo então governador Anthony Garotinho incluiu o ensino religioso no currículo de escolas estaduais públicas. Parte dos alunos passou a aprender que o homem foi criado do barro e a mulher veio da costela de Adão.

Matéria completa no site da Revista Época.