17 abril 2007

Sensasionalismo bíblico

Nesta sexta estréia no cinema o filme "A colheita do mal"(The Reaping) protagonizado pela atriz Hillary Swank, 2 vezes premiada com o Oscar de Melhor atriz pelos filmes "Meninos não choram" e "Menina de ouro".

Agora vocês me perguntam: "Por que você está fazendo propaganda de filme que irá estreiar nos cinemas, por acaso é alguma campanha para levar os jovens cristãos aos cinemas ?

Não, de maneira nenhuma, apesar de ter uma opinião sobre o assunto (a qual não revelarei, pois não é o objetivo do blog). O interesse em falar sobre o filme é por causa do tema, milagres bíblicos. No filme, Hillary interpreta uma cientísta traumatizada, que renega sua fé depois de um drama pessoal e passa a viajar o mundo desmentindo milagres através da razão e provando-os cientificamente. Seu cepticismo será colocado à prova quando ela chega a uma cidadezinha na Lousiana onde a primeira das lendárias dez pragas bíblicas se manifestou - e uma garotinha pode ser a chave para o mistério.

No site de cinema omelete a atriz fala sobre o filme e também sobre sua carreira, mas não espere algo que fale da religião acima da ciência, ou algum tipo de defesa da fé; pelo que eu vi do trailer e o que li na entrevista, infelizmente este vai ser mais um filme comercial que não traz nenhum benefício espiritual, o que é muito triste em se tratando de um país "ainda protestante" como os EUA.

Apesar de ter o maior potencial para fabricar cultura de massa, os estadunidenses insistem em desperdiçar seu dinheiro em filmes que muitas vezes denigrem a própria bíblia (ex: Código da Vinci, A última tentação de Cristo, Jesus Cristo Superstar, etc...), quando poderiam usar para transmitir os valores do amor, da compaixão, da união e da paz pregados em suas páginas.

Nenhum comentário: