29 março 2007

Esporte: Meio de integração ou de separação ?

Já podemos dizer que a imagem da semana em todos os noticiários, quer sejam revistas,jornais,tv´s,internet..., é a briga entre pai e filha ocorrida no Mundial de esportes aquáticos que está acontecendo em Melbourne na Austrália.

A nadadora ucraniana Kateryna Zubkova de 18 anos, foi agredida por seu treinador e pai Mikhail Zubkov, o suposto motivo da agressão foi por não conseguir se classficar para as semi-finais da prova de natação dos 100m costas.

A polícia local puniu o pai da nadadora proibindo-o de fica a menos de 200m de sua filha, o caso já foi a julgamento na Alemanha, o pai foi suspenso das atividades esportivas, Kateryna deu uma entrevista após o julgamento dizendo que também teve culpa pela agressão, dizendo que o motivo foi o fato de não ter rompido um namoro que desagradava ao pai e assim, o levou a bater em sua filha.

O que eu gostaria de destacar a respeito desse fato, não está relacionado com o esporte, mas sim a vontade que os pais ou pessoas responsáveis pelas crianças tem em exigir delas que sejam as melhores em tudo aquilo que praticam, não deixando que elas sintam prazer naquilo que fazem. E como este é um blog voltado para os jovens adventistas, não posso deixar de falar sobre desbravadores e aventureiros.

Quantas vezes nós já não vimos pais, diretores de clube, conselheiros, enfim, ensinando suas crianças e adolescentes a encarar um campori ou aventuri(no caso dos aventureiros) como uma competição onde ele tem que dar o melhor dele para que o clube consiga o padrão A, claro que isso não acontece no geral (graças a Deus), mas infelizmente essa competição existe, e às vezes chegam ao absurdo de gritar com a criança porque ela não foi bem na prova.

Temos que ter sempre em mente que o importante não é ganhar, mas sim competir, tudo que aprendemos nos clubes não é para o campori, mas para a vida, devemos deixar que nossas crianças e adolescentes aproveitem estes momentos para se divertirem e aprenderem coisas que irão ajudar a moldar o seu caráter na vida adulta.

Quero lembrar que não escrevo isso para denegrir a imagem dos desbravadores bem como a dos aventureiros, até porque eu fiz parte de um clube e sei como funciona o dia-a-dia dele, mas já vi sim fatos como esses acontecerem e precisamos ajudar a acabar com isso. Vivi momentos maravilhosos de minha vida nos desbravadores e recomendo para todos os pais e deixem seus filhos participarem de um clube, de prefêrencia desde novos, começando nos aventureiros, para quem não conhece o trabalho deles eu vou deixar alguns links bastante úteis. Até a próxima.

"LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento". Proverbios 12:1.

links:
http://www.desbravadores.org.br
http://www.aventureiros.org.br

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: